segunda-feira, 13 de junho de 2011

Políticas e Gestão da Educação Superior a Distância: novos marcos regulatórios?

Car@s colegas,

Ainda sobre a reflexão estabelecida sobre a reforma da nova Capes, gostaria de compartilhar com vocês um texto do Prof. Luiz Fernandez Dourado, da UFG. O texto intitulado 'Políticas e Gestão da Educação Superior a Distância: novos marcos regulatórios?' problematiza as políticas e gestão atuais para a educação básica e superior, o a rtigo enfoca os novos marcos regulatórios doprocesso expansionista e analisa as políticas direcionadas à formação de professores, com especial realce para a educação a distância no setor público. Nessa direção, apresenta e analisa alguns indicadores educacionais e busca apreender, no campo das políticas propostas pelo MEC, o papel da “Nova CAPES” como espaço de regulação das políticas de formação de professores, enfatizando a expansão pública, na modalidade EaD, por meio dos desafios da consolidação da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

DESTAQUE DO TEXTO:

1) por que a “nova estrutura” da CAPES dicotomizou a formação de professores em duas diretorias (uma presencial e outra a distância)?;
2) qual a concepção de formação que norteia as ações da “nova” CAPES?;
3) por que a CAPES e o MEC buscam a consolidação da UAB, num momento em que se discute no CTC de educação básica as bases para a estruturação do tão necessário sistema nacional de formação de professores?;
4) seria a modalidade “EaD”, por meio da UAB, um modelo de novas formas de articulação política e, portanto, um instrumento para se garantir a regulamentação do regime de colaboração entre os entes federados?;
5) qual o papel das secretarias de educação básica e superior nesse processo de mudança?;
6) qual o papel reservado à Secretaria de Educação a Distância nesse contexto?

ACESSE O TEXTO NA ÍNTEGRA. CLIQUE AQUI!!!

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