segunda-feira, 6 de junho de 2011

Educação a Distância no PL do novo PNE

Colegas,

Vejam que a educação a distância e as TIC aparecem de forma diluída em algumas das estratégias para o cumprimento das metas 10, 11, 12 e 14, como pode ser observado:

10.3) Fomentar a integração da educação de jovens e adultos com a educação profissional, em cursos planejados de acordo com as características e especificidades do público da educação de jovens e adultos, inclusive na modalidade de educação a distância.

11.3) Fomentar a expansão da oferta de educação profissional técnica de nível médio na modalidade de educação a ditância, com a finalidade de ampliar a oferta e democratizar o acesso à educação profissional pública e gratuita.

12.2) Ampliar a oferta de vagas por meio da expansão e interiorização da rede federal de educação superior, da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnolóigica e do Sistema Universidade Aberta do Brasil, considerando a densidade populacional, a oferta de vagas públicas em relação à população na idade de referência e observadas as características regionais das micro e mesorregiões definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, uniformizando a expansão no território nacional.

14.4) Expandir a oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu utilizando metodologias, recursos e tecnologias de educação a distância, inclusive por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil.

Pelo exposto, as referências que o documento faz a educação a distância são superficiais e parecem sinalizar para a redução desta modalidade educativa à educação de jovens e adultos e a educação profissional.

A Universidade Aberta do Brasil, contraditoriamente, aparece de forma muito discreta não fazendo jus a reforma da nova Capes que a coloca como política prioritária na formação de professores da educação básica.

É urgente lançarmos uma discussão mais profunda sobre esta questão, tendo em vista a mais recente das reformas, iniciada no Governo Lula da Silva e implementada no Governo Dilma, que refere-se a extinção, no âmbito do MEC, da Secretaria de Educação a Distância. Tratarei desta questão em mensagem posterior.

Qual a opinião de vocês sobre a questão em pauta? Comentem esta mensagem. Partipem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário