quarta-feira, 20 de julho de 2011

Extinção da Secretaria de Educação a Distância é prematura

Extinguir a Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (MEC) — medida anunciada em janeiro pela Presidência da República — foi prematuro e aumentou o risco de a modalidade ficar em segundo plano. A avaliação é do diretor de Educação a Distância (EaD) da Universidade Anhanguera, José Manuel Moran.

“A lógica é entrar em uma normalidade, contemplando os mesmos instrumentos para as modalidades a distância e presencial”, avalia o especialista. “Porém, dependendo de como esse processo seja feito, a educação a distância corre o risco de não ser prioridade tendo em vista as outras demandas do MEC.”

Clique aqui e veja a matéria na íntegra.

Fonte: http://portal.aprendiz.uol.com.br




19 comentários:

  1. Oi Simone,

    Sou estudante de pós em EAD, e gostaria muito de acompanhar seu trabalho durante algumas semanas. Uma das atividades que me foram proposta foi esta de discutir sobre o tema ead em algum blog voltado pra esta temática. Pesquisando o seu blog o achei muito interessante, me dando a certeza que tenho muito a aprender com seu trabalho. Sendo assim, gostaria de pedir - lhe licença para fazer postagens e comentários nos artigos postados. Desde já, muito obrigada. Tathyane Alves

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  2. Simone,
    estou acompanhando seu novo blog. Sou professora e comecei uma pós sobre metodologias e gestão na educação a distância e por isso estou buscando novos conhecimentos sobre o assunto. Espero poder compartilhar conhecimentos e participar de discussões sobre os temas postados por você. Abraços e parabéns!

    Karin Ramos

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  3. Simone,
    é muito importante contribuir com informações relevantes sobre o Ensino à Distância, ainda há muito o que desmistificar sobre o EAD, as pessoas precisam conhecer mais sobre esta metodologia, Parabéns, estarei acompanhando seu blog para compartilhar os posts.

    Adriana Afonso

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  4. A notícia incita reflexões distintas, porém estreitamente relacionadas. Quanto à extinção da secretaria especial para a EAD creio que quando objetivamos uma igualdade, é inoportuno duas secretarias resolvendo questões de forma distintas. Se a EAD deve ser equivalente à educação presencial deve ser tratada pela mesma legislação. Ao meu ver o que garantirá o empenho do MEC para especificidades dessa modalidade de ensino é justamente sua crescente demanda. Os que confiam na EAD não deveriam temer essa unificação. Entretanto o temor surge em função dos temas subsequentes abordados no próprio artigo: Potencial democrático, prática nem tanto e Formação de professores.
    Nos comentários sobre o potencial democrático, a distinção formulada pelo professor Moran: “Ela vem para atender alunos que teriam que se deslocar para capitais. Se eles saem do interior dificilmente voltam e deixam as cidades pequenas sem especialistas” faz uma distinção entre cursos presenciais e a distância, sendo uma escolha por ausência de possibilidade de curso presencial e não por estilo do aprendiz. Creio que essa visão deve ser superada em benefício da equiparação dos cursos EAD e presenciais. Por fim, no tópico Formação de professores são retomados questionamentos como: qualidade e interatividade dos cursos a distância, controversias que inibem a equiparação e consequentemente deixam dúvidas.

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  5. Oi Simone e colegas,

    Criada desde 1995 esta secretaria, sua extinção me faz crer também que foi algo prematuro, mesmo sabendo que a decisão não representa o fim das políticas públicas para a EAD – e nem mesmo a interrupção dos programas em execução pela pasta. As atribuições da Seed - tais como as ligadas à produção de conteúdo, capacitação e formação de professores, além do ProInfo (Programa Nacional de Tecnologia Educacional) são importantíssimas para o bom andamento desta modalidade. A importância maior trata - se exatamente da questão da regulação e supervisão da oferta dos cursos EAD. Será que com esta extinção (desde janeiro/2011) a fiscalização para com o ensino de qualidade voltado para esta modalidade não será prejudicada? Sabemos que a Seed fechou muitos pólos que não correspondiam as necessidades tanto do ead quanto do aluno. É um ponto para pensarmos!!

    Profª Tathyane Alves

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  6. Simone.

    Iniciei uma pós em Metodologias e Gestão para a Educação a Distância, e como desafio foi solicitado seguir um blog. Após muitas pesquisas pude observar que o seu blog é muito bom. Assim sendo, gostaria muito de participar de discussões.

    Parabéns, pelo seu trabalho.

    Abraços

    Adriana

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  7. Colegas,

    Estou muito contente com as mensagens postadas, mas, sobretudo, pelas reflexões estabelecidas. Andava meio desanimada com a ausência de comentários... penso que este blog não faz sentido se for apenas construído pelos meus comentários... quero também aprender com vocês que me acompanham nesta 'trilha' de problematizações, reflexões, mas, sobretudo, de diálogo. Caso precisem utilizar o blog como objeto de estudo, fiquem a vontade. Minha intenção é esta mesma... problematizar questões para, juntos, buscarmos algumas alternativas e a participação de todos é fundamental. Recebi mensagem sugerindo que criasse um fórum para discutirmos as postagens. No momento, penso que a ferramenta postagem pode nos ajudar... vou tentar comentar a partir de agora os comentários. Conto com vocês nesta caminhada...

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  8. Simone

    Boa tarde
    Meu nome é Ulises Aguayo Garrido

    Sou aluno EAD (Educação a Distância), e também professor da mesma instituição gostaria de manter um contato com alguns dos principais articuladores destes novos ambientes EAD, e na minha pesquisa encontrei o seu perfil muito extenso e interessante para poder fazer parte deste seleto grupo.

    O que me motivou em escrever para você foi o fato de fazer algumas perguntas que com certeza você pode me responder gostaria que você me ajuda-se nas minhas duvidas ficarei muito feliz porque fazem parte de uma das minhas tarefas no curso.

    Perguntas:

    1.- Como você percebe a EAD?
    2.- Segundo a sua opinião de que forma podem ser quebrados os paradigmas do EAD, na sociedade a aceitabilidade do curso de medicina EAD por exemplo?
    3.- No que se refere aos relacionamentos sociais entre alunos dentro de uma sala virtual por exemplo, como votar ordem para o processo de absorção de conhecimento aconteça?
    4.-qual será o futuro do EAD em termos gerais?

    Como aluno agradeço de antemão a sua colaboração

    Obs: O seu Blog é muito rico de informações parabéns.

    Ulises

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  9. Oi Simone,

    Muito obrigada pela parceria!! Tenho certeza que não vai desanimar para continuar realizando este riquíssimo trabalho. Pode ter certeza que sempre tem alguém em busca de conhecimento, e o seu blog nos oferece esse momento não só de aprendizado, mas também nos possibilita discutir sobre a nossa realidade de trabalho voltada para temática EAD.

    Att,
    Tathyane Alves

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  10. Oi, Tathyana... me preocupa muito, como alguém que milita neste campo, a reflexão muito pontual de alguns colegas, sobretudo, consdierando a análise da educação a distãncia como se essa modalidade se limitasse a programas. Tenho buscado colocar uma outra discussão, ou seja, discutir as políticas educacionais e inserir a educação a distância neste contexto, logo, os programas... mas, entendendo que estes estão submentidos a uma poítica mais ampla e a reformas que estão em curso e que, muitas vezes, nós educadores não conseguimos dar conta dessas questões muito subliminares.

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  11. Boa tarde Simone,
    Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-la pelo blog e seu artigo que nos traz um grande reflexão sobre o EAD, em especial no meu caso, pois sou professora e até hoje não tinha trabalhado com o EAD. Estou fazendo um curso sobre a EAD e estou curiosa para saber como podemos ajudar os nossos alunos a construir o conhecimento por meio desta ferramenta que ainda me cerca de tantas dúvidas. Gostaria muito de sua ajuda.
    Desde já muito obrigada pela atenção.

    abraços

    Ana Claudia

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  12. Olá, Ana Cláudia.. realmente, tem sido um grande desafio a questão por vc apresentada. Mas, penso que se temos um curso bem planejado, com uma proposta político-pedagógica definida, um material didático-pedagógico desenhado de acordo com as necessidades dos cursistas, uma tutoria qualificada que transforma o trabalho docente para além de 'animação', mas em 'formação'... com práticas e estratégias criativas e inovadoras, podemos sim construir processos de formação a distância com qualidade. Vamos conversando, abs.. Simone.

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  13. A Extinção da Secretaria de Educação a Distância é mais um dos atos daqueles que não buscam alternativas viáveis para o futuro da educação. Na realidade é uma decisão contrária ao que se vê em outros países nos dias de hoje. Concordo quando você fala em discutir as políticas educacionais, pois parece existir nesse país uma corrente que ainda acha que ensino superior é para poucos. Parabéns pelo trabalho.

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  14. Olá professora Simone, estou fazendo uma pós a distância e vou acompanhar os posts em seu blog. A Educação a Distância no Brasil está atrasada comparando com outros países. O MEC deveria não extinguir uma Secretaria, mas fortalecê-la e criar novos caminhos para divulgar a EAD e possibilitar que milhares de brasileiros tenham acesso à educação.

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  15. A extinção da SEED se dá no contexto de uma reforma que está em curso e que se inicia com o Tarso Genro, à frente do MEC, em 2004, e que foi amplamente aprofundada pelo atual ministro, Fernando Haddad. Essa reforma fortalece as autarquias ligadas ao MEC, transformando-as em agências reguladoras, como INEP, Capes e o FNDE, e esvazia o Ministério da Educação, que passa a definir diretrizes gerais para as políticas e avaliá-las, como órgão central. Por isto, que a SEED foi extinta, e a formação de professores foi transferida para a Capes. Na minha opinião, estamos diante de um grande retrocesso. Com isto não quero dizer que a formação de professores não seja bem encaminhada pela Capes, mas, não deveria ter sido transferida para ela. A reforma do MEC que extinguiu a SEED e a SEESP deixa claro esta lógica que, no meu entendimento, é um novo modelo de 'privatização' dos serviços públicos, tão combatido em gestões passadas. É preciso acompanharmos amplamente essas reformas...

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  16. Realmente parece que caminhamos ao contrário das tendências. No exterior os governos incentivam, aqui, parece que impõem barreiras a toda hora e, com isso, pode mesmo acabar ficando em segundo plano. Não quero entrar no âmbito das questões políticas, mas é o que parece.

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  17. 3 comentários:
    Ulises Jacinto Aguayo Garrido disse...
    Juliana

    parabéns pela iniciativa já estou me cadastrando.

    Ulises Bellessa
    3 de agosto de 2011 14:48
    Juliana disse...
    Olá Ulises, obrigada!
    Temos que nos unir para lutar pela melhora constante dos nossos cursos...
    Abraços,
    Juliana
    3 de agosto de 2011 16:24
    Ulises Jacinto Aguayo Garrido disse...
    Bellessa então ai vai a minha opinião sobre EAD.

    Tendo em vista as grandes mudanças no aspecto econômico social atual, devemos considerar que o preparo para o mercado atual se faz cada vez mais necessário, nada se pode afirmar pela insegurança que este oferece nos dias atuais, também devemos considerar as novas oportunidades que o mercado oferece pois se torna uma questão de sobrevivência a melhoria da educação no Brasil, portanto devemos nos organizar para que este assunto EAD, seja considerado como um dos sistemas mais importantes no atual cenário da educação porque permite a flexibilidade e abrangência nos seus processos dentro da sociedade que necessita muito de competências e habilidades para poder crescer, o Brasil está atrasadíssimo no aspecto educação e não podemos deixar de discutir mas devemos também agir e agir com eficacia para resultados concretos.

    meu blog é http://ulisesaguayo.blogspot.com/
    espero você por lá p/ deixar comentário.

    Professor Ulises Bellessa

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  18. Estou fazendo minha pós em Educação a Distancia, com isso conclui que através desata metodologia varias pessoas tem mais facilidade em termo de horario, temos por exemplo as maes que antes tinham q deixar seus filhos para estudar,com isso a maioria não conseguiam chegar a graduação.

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