quarta-feira, 27 de julho de 2011

Especialista faz ressalvas ao uso de tablets em escolas

O uso de tablets no lugar de livros didáticos pode até piorar o aprendizado dos alunos caso os professores não mudem a maneira como trabalham os conteúdos.

Impacto da tecnologia na educação ainda não pode ser medido

Essa é a opinião do professor da Escola de Educação e da Escola de Engenharia da Universidade Stanford (EUA), Paulo Blikstein, 39, que desenvolve projetos com foco em tecnologia de ponta para uso em escolas.

Em entrevista à Folha, ele defende a exclusão de conteúdos curriculares, especialmente nas áreas de matemática e ciências, e diz ser positivo o fim da obrigatoriedade do ensino da letra cursiva nos EUA.

Para acessar a matéria completa clique aqui.

FONTE: Folha.com


5 comentários:

  1. Hoje em dia devemos refletir sobre a tecnologia na escola.

    Ela não sendo bem utilizada acaba tendo um resultado contrário do que se deseja o professor, muitos alunos se interessam quando diz que tem algum aparelho tecnológico envolvido no ensino, mas saber utilizado de forma adequada, ai sim é um desafio.

    Alunos de 16 anos se dispersam com grande facilidade.

    Bem devemos observar que muitas matérias estão na grade curricular por terem importância para toda vida, como exigir um adulto, um médico com boa caligrafia sendo que isso não foi cobrado na escola?

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  2. Muito me espanta o fim da obrigatoriedade do ensino da letra cursiva (nos EUA). Tudo bem, existem outras formas para se trabalhar a coordenação motora fina, mas isso não nos fará ficarmos mais dependentes da tecnologia?

    E a exclusão de conteúdos curriculares importantes como matemática e ciências? No caso da matemática, é preciso lembrar que alguns conteúdos (milenares) podem não ser aplicados por todos em suas vidas profissionais, mas servem (e muito) para o desenvolvimento do raciocínio lógico, importantíssimo em qualquer área de formação.

    As TICs devem nos servir, complementar as já existentes e a escrita (tecnologia milenar)não pode de forma nenhuma ser substituída.

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  3. O problema é que a maioria dos professores não possui domínio das novas tecnologias e isso causa uma enorme dificuldade na aceitação. Os tablets vieram para ficar. É evidente que sua introdução tem que ser gradual, mas acredito que o maior problema está no profissional de educação utilizá-lo com eficiência. Para que tenhamos bons resultados essas tecnologias têm que estar incorporadas ao dia-a-dia do professor.
    Também acredito que muitas atividades tradicionais não podem ser deixadas de lado, mas a geração atual adora essas novas ferramentas. Se as mesmas não forem utilizadas na educação é como se desprezássemos uma ferramenta que muitos passarão horas com ela. E porque não utilizar para tecnologia de aprendizagem.
    Infelizmente os alunos vêm sendo subestimados. A capacidade de aprendizado de nossos adolescentes é enorme, mas continuamos achando que métodos ultrapassados, aulas que mais parecem palestras, disciplinas conteudista irão resolver. As novas tecnologias precisam ser incorporadas ontem! Saber a dosagem correta produz resultados sensacionais.

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  4. Vários aspectos precisam ser analisados. Concordo que a tecnologia bem como suas ferramentas precisam ser implantadas o quanto antes nas escolas e universidades, mas também concordo que, principalmente em nosso país, o custo ainda é muito alto. Fora que junto dessa implantação, precisamos contar com um alunado mais comprometido e interessado, em oposição aos que facilmente se dispersam. E sim, como bem disse o colega acima, é uma pena aceitar que vários colegas estão na era jurássica... mal aprenderam a manusear seus emails... que dirá uma plataforma de interação ensino-aprendizagem. Cruel!

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  5. Prof.Marli
    O grande problema é que a informatização nas escolas na maioria dos casos está sendo utilizada de forma equivocada, isto é muitos professores não compreederam a importância da tecnologia e continuam utilizando material arcaico,uma vez que na maioria das escolas há laboratórios de informática, e é usado apenas para jogos e outros entreterimentos.

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