quarta-feira, 27 de julho de 2011

Ensino a distância traz flexibilidade de tempo e custo, mas é preciso tomar cuidado.

Maior flexibilidade de tempo, de horários de estudo e custo inferior em relação aos cursos 100% presenciais: esses fatores estimulam a procura pelo ensino a distância como alternativa mais adequada à rotina dos estudantes. Mas, como saber se um curso é bom ou não? De acordo com o censo de educação superior de 2009, os cursos de graduação de EAD (ensino a distância) - aumentaram 30% em relação ao ano anterior, enquanto os presenciais, 12,5%. Os cursos a distância mais requisitados foram pedagogia, administração, serviço social e orientação, ciências contábeis, matemática, ciências biológicas, história, comunicação social e ciências ambientais e proteção ambiental. Desses, somente os cursos de pedagogia e administração somam 61,5% do total de matrículas na modalidade. No Brasil, a cultura do ensino e aprendizado a distância é relativamente nova. De 2000 para 2010 a procura aumentou expressivamente. Conforme números revelados pelo MEC, no primeiro semestre do ano passado havia aproximadamente 879 mil alunos matriculados na graduação à distância, quantidade muito superior aos cinco mil inscritos há dez anos.

Clique aqui e veja a matéria completa.

FONTE: Uol Educação.

27 comentários:

  1. Olá Simone,
    Há um ano trabalho com EAD, pois acho que a tecnologia está aí para facilitar as vias de acesso a informação, e com certeza a formação de um bom aluno depende disso. Porém, tenho me preocupado com a atual situação das EADs, pois o governo não facilita a implementação deste tipo de atividade e o mercado utiliza tal atividade como marketing para ganhar mais dinheiro.
    Quanto ao governo, é fácil ver o sucateamento do ensino (presencial) no Brasil todo, com políticas de aceleramento, sem reprovar os alunos com déficts de conteúdo, conduzindo a formação de cidadãos praticamente analfabetos. Como incluir um cidadão desse em EAD, onde o mesmo precisa ser parte auto-didata, para que o curso alcance seus objetivos de ensino? Estou falando isso porque tive experiências ruins quando me deparei com este tipo de aluno em um curso que nem é 100% em EAD.
    Quanto ao mercado é fácil verificarmos práticas de contenção de gastos, utilizando como pano de fundo a EAD (Ex: matéria Educação a Distância = demissão de professores? - no UOL). Vivencio isso na instituição onde leciono, pois várias matéria foram incluídas nos 20% em EAD permitidos em cursos presenciais, diminuindo a a carga de TODOS os professores.
    Espero ter no futura uma melhor impressão dos cursos em EAD, e que continue acreditando e trabalhando nesta forma de educação.
    Parabenizo o seu Blog, pois abre a possibilidade de trocarmos informações e experiências sobre o assunto.

    Att

    Juliano B.C.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com voce, que a EAD facilita a vida de muitas pessoas.Hoje já existe 2.600,000 brasileiros que fazem um curso EAD,(segundo o censo EAD -2010).
    Se formos analizar a educação a distancia é bastante antiga (o Jornal do Brasil iniciou suas atividades e 1891 e já registrava anuncio oferecndo profissionalização por correspondencia para datilografo, a Radio Escola e tantos outros projetos), no Brasil ainda é nova, concordo com voce, mas nos já vemos tantos resultados bons em EAD e como disse Juliano em seu comentário"onde o aluno precisa ser parte auto-didata para que o curso alcance seus objetivos, só que a nossa educação precisa ser reestudada,desde a pre-escola precisa oferecer estimulos para serem pessoas criticas com visão de futuro e terem interesse naquilo que se propõe a fazer ,pois as novas tecnologias estão ai e mudam constantemente.
    Parabenizo o seu blog e os outros arquivos, pois tenho participado de alguns, o que traz informações e possibilita o debate sobre a EAD.

    ResponderExcluir
  3. Sou professor de Matemática e fiz meus dois cursos de graduação , bachalerado e licenciatura , bem como minha especialização em Educação Matemática em cursos presenciais. Atualmente sou aluno da pós-graduação em Metodologia e Gestão para Educação a Distância e o mesmo é não presencial . Tem sido uma experiência realmente nova e bastante instigante ,como estou começando agora , para realizar as atividades necessárias percebo que eu , como estudante , devo mudar minha postura quanto aluno . Nesta nova modalidade o aluno precisa ter uma certa maturidade , um estimulo próprio , ser disciplinado e ser , principalmente , extremamente curioso . Mas, o curso para ser realmente eficiente, não depende somente das posturas positivas do aluno , mas a instituição que oferece a EaD precisa dar o devido respaldo ao aluno a partir dos materiais fornecidos , as aulas virtuais , os exercícios , os fóruns , e não esquecer e nem menosprezar uma figura extremamente essencial para os desenvolvimentos das práticas da EaD que é o tutor .
    Fala-se muito no redução de custos que é muito bom para quem precisa se qualificar e mudar sua realidade profissional , e muitas instituições procuram dar novas oportunidades para quem tem interesse em se qualificar e não despendem de tempo e dinheiro .
    A EaD é um método onde o professor não é tão atuante , ou seja , não é a figura principal nesse processo de aprendizagem , mas o que passa a ser relevante é a figura do tutor , que tem como objetivo dar o devido suporte aos alunos . Mas um coisa que me preocupa muito é ...por que os tutores são tão mal remunerados? Afinal de contas , eles tem um volume grande de obrigações , e dar conta de orientar , muitas vezes , mais de 300 alunos ...É algo a se questionar !!
    Por isso , acredito que o tutor deve ser valorizado , para que ele mesmo tenha estímulos para desenvolver melhor seu trabalho ,que não é fácil não , já que vc trabalha com diversos tipos de alunos , diferentes posturas e interesses .

    ResponderExcluir
  4. Eu sou Professora Tutora Presencial do curso de Serviço Social há 3 anos e tabém estou fazendo a minha primeira pós graduação em Metodologia e Gestão para Educação a Distância e concordo com o que você escreve sobre o aluno que faz EAD.E temos um trabalho já para realizar que é participando dos blogs que falam de EAD.
    É uma oportunidade para se trocar informações, já que é o primeiro curso a distancia que faz.

    ResponderExcluir
  5. Sou professor de graduação presencial em cursos de Tecnologia e Ciência da Computação, e está é minha primeira “imersão” na EaD. Por possuir uma formação mais tecnológica do que pedagógica, vejo com bons olhos a difusão de conhecimento e flexibilização do aprendizado por meio de tecnologias de informação e comunicação. Contudo, acredito que, tanto no ensino presencial quanto na EaD, o aprendizado depende muito da “cultura do aluno”. E quando digo isso, quero me referenciar a postura do aluno em buscar o conhecimento, e não na sua formação sócio-econômica. Acredito que tanto na EaD quanto no presencial, o sucesso só é atingido pelo esforço do aluno e sua vontade em querer alterar sua realidade por meio de aquisição e agregação do conhecimento. Assim, acredito que é papel das instituições prover um curso (EaD ou não) de qualidade. Contudo, cabe ao aluno o papel de fazer deste curso um bom curso para si mesmo e sua vida, valorizando seu tempo, esforço e demais recursos gastos para a conclusão do mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Pessoal , estou gostando muito da troca de experências !! Espero que muito participem !Bom , preciso me acostumar com esse meio de comunicaçõa. Ja de início preciso corrigir algo ..o comentário feito em nome de educação a distância foi feito por mim ,meu nome é Altair Portes de Almeida .

    ResponderExcluir
  7. Quero parabenizar a Simone pelo blog. Tentei fazer comentário em outro da mesma autora, mas não me atentei que ele estava encerrado.
    Como a maioria dos colegas, também iniciei a pós em Metodologia e Gestão para Educação a Distância.
    Os dados do texto mostram que os brasileiros estão aceitando esta modalidade de educação.
    Mas devem se atentar com a qualidade da educação e se o curso é reconhecido/credenciado pelo MEC.

    ResponderExcluir
  8. Olá Simone, primeiro quero dar os parabéns pelo Blog.
    Já fiz três cursos em a EaD, sendo duas Pós e uma Graduação, e iniciando um novo curso pós em Metodologia e Gestão para Educação a Distância, e vários outros cursos de aperfeiçoamento técnico na minha área de atuação, que antes estes cursos eram por correspondência. Sou Professor de Escola Profissionalizante e Curso Superior na área de exatas. O aluno que opta em fazer cursos na modalidade EaD deve atentar que nem sempre é como os cursos presenciais, onde temos o professor tirando as dúvidas e fazendo exercícios onde o aluno pode acompanhar a solução. Para quem já fez curso EaD sabe que não tem “moleza”, sempre tem que fazer atividades e entregar no prazo estabelecido, ler artigos , livros, participar de chats, foruns, montar grupos para entrega de atividades,etc. Nesta modalidade a exigências são maiores que em alguns cursos presenciais. O EaD traz a flexibilidade de horário de estudo, e tem um custo mais acessível a realidade de salário do brasileiro. Um dado interessante no artigo é que,os cursos a distância mais requisitados foram pedagogia, isto me parece excelente, pois existe uma baixa demanda de professores em determinadas áreas e regiões e nosso país, entretanto devem se tomar cuidados antes de escolher uma instituição de ensino em que vai fazer o EaD, sempre verificar a qualidade e , quais recursos irão estar disponíveis ao aluno.

    ResponderExcluir
  9. Simone, meu nome é Elaine tenho graduação e mestrado em Química pela Unesp.Sou professora de Química no ensino médio e superior. Sempre tive em mente que a educação verdadeira e de boa qualidade era a presencial. Atualmente iniciei um curso de pós graduação cuja temática é a EaD como meio de formação docente, estou adorando e pude perceber o quanto a Ead é importante. Adorei seu Blog, li as indicações de leitura e seu artigo, muito bem escrito. Parabéns! Sempre estarei conectado ao seu blog para me manter informada sobre essa temática.

    29 de julho de 2011 16:27

    ResponderExcluir
  10. Olá Simone, gostaria de parabenizá-la por abrir esse espaço para discutirmos sobre a EAD. É muito bom ver o aumento cada vez maior da procura por cursos a distância, o triste é saber que apesar desse crescimento, ainda existe muito preconceito em relação ao ensino e aprendizado a distância. Trabalho como Tutora EAD há pouco mais de um ano e percebo que realmente temos alunos que não levam o curso a sério e são justamente esses que apresentam as maiores dificuldades no momento das provas e atividades. Como já foi dito em outros comentários, fica claro então que o principal fator para o sucesso é dedicação e esforço do aluno, não esquecendo que a Instituição também precisa prestar o máximo suporte nesse processo. As informações desse blog podem nos ajudar bastante como professores e como alunos na EAD. Vamos acompanhar os comentários!

    ResponderExcluir
  11. Olá Simone, parabéns pelo blog.
    Estou fazendo um curso de Pós em Metodologia e Gestão para Educação a Distância. Na minha opinião esses cursos a distância são muito importantes ja que da oportunidade para quem não tem condições e tempo para frequentar um curso presencial. È lógico que devemos sempre averiguar se a unidade de ensino que oferece esses cursos tem credibilidade no mercado e para o MEC.
    Gostaria muito de trocar mais informações.
    Abçs
    Gislene C. Santoro

    ResponderExcluir
  12. O ensino à distância já é uma realidade em nosso país. antes de tecermos qualquer preconceito, é preciso conhecer e analisar o que essanova modalidade de ensino trará de benefícios à maioria da população brasileira que não tem acesso ao ensino superior.
    Carolina Malaman

    ResponderExcluir
  13. Um dos principais objetivos da educação à distância hoje é a flexibilidade. Aquele que procura essa modalidade não tem disponibilidade de se deslocar para um determinado lugar e estar presente em 75% das aulas. Escolha e adequação não são decididas por um educador ou por um sistema qualquer, mas pelo indivíduo e pelas suas demandas. O aluno interessado no ensino a distância deve descobrir o máximo possível sobre a estruturação do curso, desde o modelo de tutoria e da formação dos professores até o tempo de resposta às solicitações do aluno, além das ferramentas de comunicação e de seus usos. Outra questão importante na hora da escolha é o formato. Ao ter uma plataforma digital, os cursos de EaD possuem um potencial de comunicação multidirecional, ou seja, a interatividade entre professor e aluno e entre os próprios colegas é infinita.

    Saber escolher é o grande diferencial para esta modalidade!

    Att..

    ResponderExcluir
  14. As possibilidades educacionais que se abrem hoje são fantasticas, pois existem muitos meios tecnologicos e cada vez mais atualizados como a JOVAED (Jornada Virtual ABED de Educação a Distancia), foi tudo on-line foram utilizadas varias ferramentas e que nos precisamos estar sempre conectados a essas novas tecnologias, isso vem auxiliar os tutores e principalmento os alunos..

    ResponderExcluir
  15. Olá para todos!
    A discussão aqui é realmente interessantee concordo com vários comentários aqui postados e como estou me interessando pelo assunto agora, quero a ajuda de vocês, principalmente de quem já tem experência no assunto, para definir alguns pontos:

    Como você definiria EaD e seus prós e contras, contrastando com a realidade brasileira.

    Obrigada pela ajuda,
    Tatiane

    ResponderExcluir
  16. O EaD promove a democratização do ensino devido os comentários efetudos por simone. vejo muito mais vantagens que desvantagens!

    ResponderExcluir
  17. Olá Simone, td bem?
    Estou iniciando uma Pós em Metodologia em EAD, tive uma prévia experiência com essa modalidade, porém mista, com aula presencial e atividades interativas. Confesso que tinha um certo receio, mas hoje posso constatar que procuro muito mais informações, pois nada cai do céu... Quando há força de vontade é possível conseguir bons resultados!!
    Abç
    Paloma R. Milezi

    ResponderExcluir
  18. Olá a todos,
    Vejo com bons olhos a difusão de conhecimento e flexibilização do aprendizado por meio do EaD. Contudo, acredito que, tanto no ensino presencial quanto na EaD, o aprendizado depende muito da postura do aluno em buscar o conhecimento. Infelizmente, a maioria dos alunos não encara o EaD da maneira como deveria. Assim, acredito que deveriam ser feitos esforços, no ensino de base, para retirar o preconceito existente com esta modalidade de ensino, uma vez que muitos alunos encaram o EaD como uma forma mais fácil de obter um diploma.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite a todos !

    Sou tutora do curso de Pedagogia em EAD e estou iniciando o curso de Pós-Graduação a Distância em Metodologia e Gestão para Educação a Distância pela Faculdade Anhanguera e não poderia deixar de registrar minha opinião sobre este tema tão comentado atualmente que é a EAD.
    Penso que a educação a distância, no Brasil, ainda é vista com desconfiança por boa parte da sociedade, porém tornou-se uma modalidade de ensino importante e necessária, uma vez que possibilita que muitas pessoas tenham acesso à educação de qualidade. É fundamental que o futuro professor esteja por dentro desta imensa gama de possibilidades que cada vez mais a tecnologia e a globalização nos proporcionam.

    ResponderExcluir
  20. Olá, colegas...

    Estou disponibilizando este texto por indicação da Profa. Leda Fiorentini, da Universidade de Brasília. Espero que gostem...

    http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3697816

    ResponderExcluir
  21. olá colegas! espero de cada um nós possamos aproveitar o máximo possível este curso em graduação EAD á distância pra podermos ter possibilidades no futuro , que cada vez mais a tecnologia e a globalização nos proporciona a buscar novos horizontes em nossa vida profissional e intelectual.
    SHIRLEI COSTA.

    ResponderExcluir
  22. Cara Simone
    Concordo com o Prof. Mattar quando ele diz que devemos atentar mais para a qualidade do que para a quantidade dos cursos a distancia que são oferecidos. Somente dessa forma que e poderá realmente fazer um ensino de qualidade seja ele a distancia ou presencial. Pois, independente do tipo de educação está a capacitação dos profissionais envolvidos. Um abraço!

    ResponderExcluir
  23. Concordo com a colega Maria Rita, apesar da desconfirança em torno da EAD, ela já se tornou fundamental. As novas gerações têm cada vez menos tempo disponível para realização de atividades pessoais (nisso incluo não só os estudos, mas também o lazer e até a criação dos filhos), pois acabam se tornando dependentes do trabalho. Para essas e tantas outras pessoas a EAD é uma forma de se manter atualizado e buscar melhores condições na carreira e na vida em geral.

    ResponderExcluir
  24. Olá Simone e colegas de EaD! parabéns pela iniciativa do blog. Quero comentar que estou fazendo um curso de Pós em Metodologia e Gestão para Educação a Distância, e estou muito satisfeito e motivado. Confesso que no início de 2004 quando prestei o mestrado em EaD na faculdade de educação da UNICAMP, aprendi muito com a leitura e informação do material que consultei para apresentar um projeto. Infelizmente não passei na penúltima fase do exame. Hoje fazendo esta pós, vejo que muita, mas muita coisa mesmo mudou em 07 anos em EaD, principalmente as novas tecnologias inseridas, que revolucionaram o aprendizado dando muita autonomia e independência ao aluno, e o professor se transformando em um facilitador entre o aluno e o conhecimento.
    Muitas barreiras e preconceitos ainda persistem, contudo muitas instituições tem oferecidos curso de ótima qualidade. Tive alunos extremamente disciplinados que tiveram muito sucesso em cursos na EaD.
    Acredito que com pressão popular dos que tiveram êxito e principalmente com o contínuo crescimento dos cursos em EaD o limite imposto pela legislação de 20% à distância, as universidades, através da lei, virão a flexibilizar seus currículos até chegarem a uma carga horária média de 50% para aulas presenciais e 50% a distância.
    Vocês acham que este é o caminho para um dia termos um curso 100% sob a égide da EaD?

    ResponderExcluir
  25. O curso EaD vai dar oportunidade a muitos alunos que não tempo para ir até a instituição, é ainda tem um custo menor comparado com o presencial. Em uma conversa com colegas de trabalho que são docentes em escolas técnicas e em curso de engenharia, não são favoráveis a curso nestas áreas a distância por ter disciplinas e atividades que tem muito cálculos e envolvem práticas de laboratórios(considerando a primeira graduação). Na opinião da maioria estas áreas deveriam ser presenciais, com algumas atividades EaD. Sou formado em engenharia, e acredito que as disciplinas que envolvem cálculos ficariam muito complicadas para o aluno assimilar o conteúdo.

    ResponderExcluir
  26. Tudo bem Émerson? você acredita que nas engenharias se a carga teórica e humanística fosse em EaD, e a prática presencial, haveria viabilidade para um curso de engenharia em EaD e ainda tal curso seria menos custoso para o aluno e a instituição?

    ResponderExcluir
  27. Boa noite.
    Desculpe a demora na resposta Daniel. Sim acredito nesta possibilidade.
    Abraços.

    ResponderExcluir