segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Um novo Estado Desenvolvimentista?

Sugiro para leitura o Jornal LE MONDE diplomatique BRASIL. Todas as edições anteriores estão disponibilizadas, tem um excelente conselho editorial e matérias críticas que, no mínimo, nos fazem refletir e re-pensar sobre os temas da atualidade.

Site: http://diplomatique.uol.com.br

No contexto das discussões que estamos estabelecendo neste fórum que busca problematizar as políticas de educação a distância e formação de professores da educação básica, penso que o tema abaixo nos interessa e nos ajuda a compreender melhor as reformas educacionais em curso.

Destaque para leitura:

O NOVO ESTADO DESENVOLVIMENTISTA:

O paradigma de desenvolvimento, tal como o concebemos, não só é inapropriado, como se torna a cada dia mais perigoso. A acumulação permanente de bens materiais não tem futuro. Se essa lógica continuar dominante a humanidade caminha para o suicídio coletivo. Um enunciado como este seria considera...

http://diplomatique.uol.com.br/edicoes_anteriores_det.php?edicao=27

Um novo Estado desenvolvimentista?

No Brasil de 1950, 1960 e 1970 havia sinergia entre o investimento público, comandado pelas estatais, e o privado. O neoliberalismo, porém, deixou isso escapar, perdendo a oportunidade de criar grupos nacionais comprometidos com o desenvolvimento do país. Talvez essa possa ser uma das diretrizes políticas do pré-sal.

http://diplomatique.uol.com.br/artigo.php?id=421


Leiam e vamos debater no espaço de discussão (comentários). Conto com a participação de tod@s!!!!!

Um comentário:

  1. Na história das políticas Nacionais sempre teve uma revolução para tentar mudar a anterior e sempre foi assim em todo o mundo. República para substituir Monarquia; Globalização; Neoliberalismo; Levando isso para Educação..temos desde o surgimento da escrita, cursos por correspondência, e agora a Educação a Distância. Para toda mudança não é necessário apenas uma Política ou Legislação, antes esta mudança precisa acontecer e ser defendida na cabeça das pessoas, caso não aconteça, a revolução não ocorre!

    ResponderExcluir