sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E A EaD: DINÂMICAS E LUGARES

O texto 'A expansão do Ensino Superior no Brasil e a EaD: dinâmicas e lugares', de Kátia Morosov Alonso, é uma leitura importante no contexto das discussões estabelecidas no nosso blog. Vamos ler o texto e participar do debate na ferramenta 'comentários'...

RESUMO: O presente trabalho pauta-se em análise de documentos que instituem a educação a distância no Brasil, mais especificamente no Decreto que a regulamenta e nos Referenciais de Qualidade Para a Educação Superior a Distância. Na análise, dois aspectos são enfatizados: o relacionado à lógica de expansão da educação superior que incide também sobre a modalidade a distância e, intrínseco a essa modalidade de ensino, a lógica estabelecida em sua organização, fundamentada independentemente das naturezas dos estabelecimentos de ensino superior, nos elementos a serem dispostos na concretização de seus sistemas. Por conta dessas lógicas complementares entre si, a oferta da educação a distância (EaD), tanto na esfera pública quanta na esfera privada, constitui modelo bastante similar nas instituições com ela implicadas, equalizando sua oferta e condicionando a qualidade dos cursos, denotando seu “lugar”
no ensino superior.

Clique aqui e veja o artigo na íntegra. Para complementar a discussão, disponibilizo também o documento Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância.

20 comentários:

  1. Creio que a legislação atual no que se refere a EAD está mais a contento com as necessidades educacionais nas IES em todo país. Nosso país tem grandes possibilidades em EAD, e nossa legislação é capaz de se adequar, no entanto se faz necessário sair do proclamado e passar para o real. Há muito ainda que se fazer, de fato, em EAD em nossas IES.

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  2. A EAD é uma realidade inquestionável, já que o tamnho do território e a falta de investimentos por parte do Governo em Educação, exige que novas tecnologias e ferramentas sejam criadas e adaptadas. E isso pode ser uma excelente alternativa para nós, professores, como usuários e orientadores da área de Educação.

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  3. Concordo com você, Marcelo.Creio que a Educação será ainda mais democrática e nós teremos papéis mais interessantes, do que apenas "dar aulas".A partir da sua fala sobre transformação do nosso papel na Educação, lembro da fala de Otto Peters que sugere que o professor desenvolva as funções (e as incorpore) do designer instrucional, função cada vez mais importante na EAD. É, estamos a caminho de um futuro cada vez mais surpreendente e interessante no que se refere à Educação no Brasil.

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  4. Uma das opções do governo para ampliar a oferta de vagas para os cursos superiores foi incentivar a educação a distância. Esta modalidade de ensino promoveu uma rápida expansão de vagas no ensino superior, o que gerou preocupação dos diversos segmentos da sociedade preocupados com a qualidade do ensino ofertado pelas instituições publica e privadas. No texto de Kátia Morosov Alonso procura destacar a qualidade de ensino superior presencial ou não presencial, pauta em diretrizes e documentos importantes como: Documento da Conferência Nacional de Educação Básica (CONEB, 2008), Decreto n. 5.622, de 19 de dezembro de 2005 (indicando os elementos necessários para credenciamento das instituições interessadas no ensino a distância) e documento denominado “Parâmetros de Qualidade para a Educação Superior a Distância”. Desta forma a autora toca em assuntos relevantes para a discussão desta modalidade de ensino.

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  5. Não há como negar a realidade que se impõe. Educação a Distância com qualidade ofertada por instituições publicas e privadas é, segundo Otto Peters: uma forma industrializada de ensinar e aprender... Precisamos sim de legislação pertinente e adequada ao novo processo em que mergulha a Edução no Brasil. A autora Katia Alonso aborda muito bem a questão.

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  6. Para muitos a EAD é cada vez mais complexa, porque está crescendo em todos os campos, com modelos diferentes, rápida evolução das redes, mobilidade tecnológica, e mais ainda pela abrangência dos sistemas de comunicação digitais.
    Até bem pouco tempo atrás, a EAD estava separada da educação presencial; hoje, muitos cursos presenciais incorporam no seu projeto atividades a distância, e vejo que este processo na educação a distância não é uniforme nem fácil, acredito que iremos mudando aos poucos, em todos os níveis e modalidades educacionais, pois ainda há uma grande desigualdade econômica, de acesso, de maturidade, de motivação das pessoas, e com isso tudo percebe-se que até mesmo no meio educacional alguns estão preparados para a mudança, outros muitos, ainda não. Acredito que a mudança mesmo que seja lenta precisa acontecer, torço para que haja uma revolução da EAD, mas que seja acompanhada de referenciais qualitativos e não tão somente quantitativos.

    Para muitos a EAD é cada vez mais complexa, porque está crescendo em todos os campos, com modelos diferentes, rápida evolução das redes, mobilidade tecnológica, e mais ainda pela abrangência dos sistemas de comunicação digitais.
    Até bem pouco tempo atrás, a EAD estava separada da educação presencial; hoje, muitos cursos presenciais incorporam no seu projeto atividades a distância, e vejo que este processo na educação a distância não é uniforme nem fácil, acredito que iremos mudando aos poucos, em todos os níveis e modalidades educacionais, pois ainda há uma grande desigualdade econômica, de acesso, de maturidade, de motivação das pessoas, e com isso tudo percebe-se que até mesmo no meio educacional alguns estão preparados para a mudança, outros muitos, ainda não. E a mudança mesmo que seja lenta precisa acontecer, torço para que haja uma revolução da EAD, mas que seja acompanhada de referenciais qualitativos e não tão somente quantitativos.

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  7. O ensino EAD veio com força total e está invadindo as universidades devido a grande procura por pessoas que trabalham e não concluiram o ensino superior e também pelo fato de não ter tempo para conciliar, trabalho familia e escola e com o EAD isso é possivel granças aos horários flexíveis que tem.

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  8. A educação á distância requer muita disciplina dos alunos, pois as leituras tem que ser constantes e os trabalhos são embasados em muitas pesquisas, o que proporciona aos alunos conhecimento de várias ferramentas do mundo virtual e conhecimento de muitos autores, despertando a consciência crítica dos mesmos.

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  9. A área de EaD é um terreno novo para mim. Ao me deparar com uma atividade que era criar um blog relacionado com o assunto, senti uma pequena decepção, que outros colegas também partilham comigo: COMO ATRAIR LEITORES AOS NOSSOS BLOGS. Percebi que o professor deve ter um novo perfil. De possuir noções de marketing, design, informática e ser um verdadeiro artista para manter seu blog atualizado, atraente, interativo e ativo. O novo professor deve ser um verdadeiro NINJA.

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  10. Embora seja sabido que não há um modelo único de EaD, pois os cursos podem apresentar diferentes concepções, formatos, com recursos educacionais e tecnológicos diversos, os elementos que organizam um sistema EaD servem como base para sua estruturação e gestão.
    Desta forma, muitas variáveis estão envolvidas num sistema EaD e por isso não podemos subestimar sua complexa dinâmica, que exige que sejam pensados, praticados e avaliados todos os elementos de forma individual e a partir de seu relacionamento com o todo. Isto pode garantir que se tenha qualidade, eficiência e eficácia em todos os processos e no curso como um todo.

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  11. A EAD é uma modalidade de ensino que desenvolve o autodidatismo, mas que para ser ofertado as instituições tem que garantir ao aluno um ensino de qualidade com recursos tecnológicos e tutores capacitados para atender o aluno.

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  12. EAD está se tornando uma preocupação geral para todos os educadores, pois a necessidade uma clareza na oferta de qualidade ainda está deixando a desejar.
    Deveria ser elaboradas regras e deixa-las claras a sociedade a respeito da qualidade que se deve oferecer num curso EAD.

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  13. A educação a distância veio para revolucionar. As combinações da tecnologia convencional com tecnologias modernas demonstram que comparando o ensino convencional a educação a distância tem um alcance numérico muito maior. No entanto faz-se necessário desenvolvimento de projetos de pesquisa na área de educação.

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  14. A Educação a Distância nos delega papéis mais interessantes.E é uma forma muito dinâmica e inteligente que nos ensina além de tudo a nos organizarmos a planejar nosso tempo.Nos torna capazes de sermos pessoas com muito mais iniciativa, comprometimento e autênticos.Pois a Educação precisa disso, já que o mundo está cada vez mais complexo.A EAD, para mim j´está fazendo tosa a diferença, exige muita disciplina, a leitura tem que ser constante e os trabalhos baseados por muitas pesquisas, e está me proporcionando conhecimento em várias ferramentas do novo mundo virtual e me preparando para novos desafios.

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  15. Como toda nova atividade na vida é preciso uma adaptação. Quase todos nós aprendemos a usar a internet por exemplo através de pesquisas autônomas. Somos autoditadas no assunto. Acho essa "iniciação" muito parecida com os processos de EAD.

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  16. A EAD veio somar com as novas tecnologias para facilitar a comunicação com rapidez, o que é muito importante nesta modalidade de ensino de ter respostas rápidas, contudo em termo de aprendizagem precisa-se de professores qualificados para atender esta demanda e os alunos precisam ser autoditadas para buscar informações e auto-aprender.

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  17. A expansão do ensino superior a distancia no Brasil se deve muito pelas novas tecnologias, facilitando o desenvolvimento de atividades e melhorando o nivel de qualidade nas informações em tempo real.

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  18. a EaD e as novas tecnologias vem com um conjunto facilitar a vida de muitas pesoas que até então não tiveram acesso ao ensino superior.

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  19. A expansão do EaD no Brasil só tende a expandir e melhorar o ensino em todo o país, como disse o Anicésio acima, as nova tecnologias ajudam bastante, mas há muito trabalho a se fazer devido a termos melhor acesso a essas tecnologias por estarmos em uma grande metrópole, o mais interessante e levar o estudo em regiões remotas do país com a mesma qualidade de docentes que temos aqui e realizar uma grande inclusão digital e social para quem não tem essa facilidade ou mesmo quem tem o tempo muito curto devido ao seu dia a dia.

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