terça-feira, 2 de agosto de 2011

'É fundamental investir na formação do diretor' (Martin Carnoy)

Mariana Mandelli - O Estado de S.Paulo

ENTREVISTA

Paulo Giandalia/AE


Martin Carnoy, economista e professor da Universidade de Stanford

Paulo Giandalia/AE
Comparação. Martin Carnoy pesquisou escolas de Cuba


Para o economista e educador norte-americano Martin Carnoy, o Brasil precisa investir melhor na formação não só de seus professores, mas também dos diretores e ds equipe de apoio das escolas. Carnoy estará no Brasil em agosto, para o encontro internacional de educação Sala Mundo Curitiba 2011 (www.salamundo.com.br). Leia abaixo a entrevista que ele concedeu ao Estado.

Clique aqui e veja a entrevista na íntegra.


7 comentários:

  1. Com certeza tudo deve ser visto como um todo, e todos os envolvidos nesse processo deverão estar preparados para que assim possa ser alcançado com eficácia os objetivos.

    Abraços,
    Profª Vera Lúcia

    ResponderExcluir
  2. Este artigo veio bem a calhar no atual momento em que pensamos em fazer a EAD um importante instrumento de evolução pedagógica (aliás, já o é). O que me refiro é que cabe mesmo ao gestor, saber laborar todas as tarefas contidas na proposta EAD e saber dissiminar em especial junto aos tutores EAD.

    ResponderExcluir
  3. Um diretor, gestor e coordenador com uma visão ampla das coisas com certeza ajuda e muito. Proporcionar oportunidades de seus professores se qualificarem, tanto com ensino presencial como a distância é uma certeza de que terão uma boa equipe de profissionais, profissionais capacitados e preparados.

    Hoje em dia a EAD esta crescendo de forma grandiosa em nosso país, o problema é que muitas vezes este crescimento não é bem aproveitado. Em outros países a evolução é sempre aproveitada, a educação vai crescendo de acordo com o crescimento tecnológico.

    Devemos hoje olhar mais para educação e capacitação de professores, gestores bem preparados com certeza gera professores bem preparados.

    ResponderExcluir
  4. Se faz necessária uma formação continuado para os gestores que dirigem nossas escolas. Essa formação é a continuação dos estudos pré adquiridos com a teoria e prática, podendo assim, redirecionar as práticas dos docentes visando uma ação refletida para a melhoria do ensino – aprendizagem. Podemos enxergar essa formação como um avanço na melhoria da educação, promovendo assim, cada vez mais o aprendizado para todos os docentes da escola.

    Abraços..

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente a realidade é bem diferente... Acabei de ser chamado para coordenar o curso onde leciono, e claro, sem nenhum preparação anterior para o cargo...
    Espero que dê certo, pois toda equipa administrativa é importante para o bom andamento do curso...
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente quando diz que nossos diretores precisam também de formação, já que na maioria das escolas a gestão se resume em aspectos administrativos, esquecendo que o coração da escola é o pedagógico, é a busca pela excelencia no processo ensino aprendizagem.
    O gestor atual precisa urgentemente repensar sua prática, partir de uma visão sistemica, tendo em vista que não cabe mais jogar a culpa da ineficiencia do ensino somente no professor como é o de praxe,afinal,se a escola vai bem ou mal não cabe o termo culpados mas sim, a busca pela solução de forma coletiva.

    ResponderExcluir
  7. BOM DIA!
    COLEGAS CONCORDO COM VOÇÊS UMA INSTITUIÇÃO TER QUE TER BONS PROFISSIONAIS PRA DAR UM GESTÃO EM EXCELÊNCIA Á EQUIPE ONDE IRÃO TRABALHAR FUTURAMENTE E ASSIM OBTER BONS RESULTADOS E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL.
    GRATA
    SHIRLEI COSTA

    ResponderExcluir