domingo, 7 de agosto de 2011

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: TENSÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO

Compartilho mais um texto interessante, no contexto das nossas reflexões: Educação a Distância - tensões entre o público e o privado, de Jaime Giolo, doutor em História e Filosofia da Educação e professor da Universidade de Passo Fundo (UPF-RS).


RESUMO: O presente texto aborda a educação a distância (EaD) brasileira no contexto da expansão da educação superior, verificada depois da LDB/1996. O foco da análise são as ações avaliativas e regulatórias do Estado e o contraponto político da iniciativa privada, donde derivam três grandes tensionamentos, a saber: a prevalência do privado sobre o público; o problema da qualidade no binômio educação presencial versus educação a distância; e, finalmente, as controvérsias a respeito do modelo de EaD a ser assumido (ou não) pelo Brasil.

Esta semana as nossas discussões terão como centralidade este texto. Comentem as questões postuladas pelo autor, discutam e debatam entre si. Analisem e critiquem o texto. É no embate qualificado de ideias e opiniões que avançaremos, tendo como centralidade a temática deste blog em foco.

Acesse o site: http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/12.pdf ou clique aqui.

56 comentários:

  1. Simone,

    de fato o link não funcionou... Aguardo seu retorno para poder fazer as devidas colocações.

    Abraços!

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  2. Simone, embora o link não tena funcionado, no dia 30 de Julho, participei de uma palestra, onde foi comentado que os alunos de Cursos a Distância obtiveram melhores nota no ENADE que os alunos de cursos presenciais, isto mostra que os nossos alunos estão se preparando para a nova Era da Educação!

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  3. Simone, esta é minha primeira experiência em acesso a blogs, estou cursando uma pós em EAD e uma das "tarefas" é acompanhar um blog que aborde o tema EAD e registrar a experiência em meu próprio blog (em fase de construção).
    A Educação sempre é um tema delicado, o governo muitas vezes tenta suprir a qualidade que falta na educação básica, disponibilizando meios de acesso ao ensino superior, principalmente ao privado, no caso da EAD não foi diferente. A diretriz do Estado determinando cursos semipresenciais restringe a democratização da EAD e mantém uma ligação entre os modelos presencial e a distância, como se esta ruptura determinasse o fim definitivo do professor em sala de aula.
    O professor de hoje precisa ser bem mais versátil, pois as informações chegam muito mais rápidas a nossos alunos, mesmo presencialmente os estudantes dominam ferramentas de estudo a distância.
    Os alunos de EAD precisam se dedicar e pesquisar até mais do que alunos que frequentam a sala de aula diariamente, tal fato possibilita o auto-desenvolvimento e organização do tempo de estudo, o que com certeza refletiu na nota do ENADE, conforme comentado pelo Waldir, e com certeza refletirá em sua vida profissional, tornando-o mais preparado para o mercado de trabalho.

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  4. Bom dia!
    Primeiramente quero parabenizá-la Profª Simone pelo excelente blog espaço rico em informações onde nos proporciona oportunidade de conhecimento e troca de idéias acerca da Educação à distância. Gostei muito do texto do Giolo ele fez uma pesquisa muito intensa eu diria e me fez refletir muito. A Educação a Distância expandiu-se rapidamente trazendo a muitos a oportunidade de ingresso no ensino superior e sendo um martírio para outros que defende com unhas e dentes o ensino presencial e convencional. Tudo que é novo no início assusta, mas depois se normaliza é fato que existe muito a se debater e acrescentar na modalidade de ensino a distância, mas instituições comprometidas com a educação não estão medindo esforços para que isso aconteça e estão se empenhando para atender as diretrizes do MEC e adequar-se ao que se considera ideal. Acredito que esta modalidade de ensino vai continuar se expandido e que em um futuro próximo IES irão adequar-se cada vez mais para inserção de novas tecnologias na educação proporcionando cada vez mais a flexibilidade no ensino.

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  5. Simone, tentei acessar o link mas ele ainda não está funcionando...

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  6. Mônica, veja o endereço do site que disponibilizei para acesso, ok?

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  7. Olá Profª.Simone.
    O que pude perceber, quando se fala em educação em paises da europa, o assunto é discutido com seriedade. Ainda pergunto, qual é o medo de dividir a aprendizagem, ou melhor, querer auxiliar pessoas que pensam em seu futuro?. Por que as políticas publicas não avançam nos TIC's e dê com isso, um novo rumo a educação Brasileira.
    Abraços a todos........Prof. Junior - Química

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  8. Simone,
    Realmente o texto indicado é muito interessante. Ter como marco de transformação do modelo de educação a década de 1990, nos mostra que avanços foram feitos, mas já deveriamos estar mais envolvidos tal modelo.
    Abraços a todos....Camila

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  9. Carlos Alberto
    A EAD é o futuro da educação no Brasil e no mundo, aliás, é o presente. Como disse a Caroline ela expandirá cada vez mais. Em relação à qualidade, por experiência própria, pois, sou graduado em Serviço Social EAD e sou pós-graduando também em EAD, não perde nada em relação a qualquer curso presencial, haja vista a nota alcançada no ENADE.

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  10. Simone,

    só tenho, mais uma vez, a agradecer por suas indicações de leitura que nos fazem refletir sobre a EaD e suas práticas no Brasil.

    Infelizmente há uma quantidade significativa de instituições (tanto privadas quanto públicas)que adotam o modelo fordista em seus cursos a distâncias, não considerando os diferentes estilos de aprendizado e as diferentes necessidades dos aprendizes. O sucesso na EaD, na minha opinião, depende da garantia de oportunidades adequadas de diálogo entre professor e aluno, material didático adequado e a valorização do professor/tutor.

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  11. Parabéns pelo seu blog, Simone! Venho acompanhando vc há algum tempo e os textos são muito ricos!
    Concordo quando se diz que a EAD é a educação do futuro - um futuro que já é realidade e que consegue atingir milhares de pessoas.

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  12. Simone lendo o texto e acompanhando os comentários, percebo que não diverge muito do que ouço diariamente em nossas discussões tanto informalmente com alunos, como na sala dos professores em nossos momentos de intervalo. A Educação a Distância é um fato e não mais uma tendência apenas. Acontece que muita resistência ainda existe por parte de alguns envolvidos - docentes e discentes. Toda mudança, toda novidade sempre será precedida por essa resistência. A EaD tem se expandindo a passos largos e quem não acompanhar ficará à margem dos acontecimentos. Dizer que não haverá espaço mais para nós professores é balela. Um exemplo disso é a revolução industrial onde dizia-se que "as máquinas ocuparão o lugar dos homens". Acredito no ensino presencial e acredito no ensino a distância... acredito que existem perfis para ambos modelos de ensino. Mas acredito que o ensino a distância logo compreenderá uma parcela muito mais significativa e não me amedronto com isso... pelo contrário, estou me preparando para estar à altura.

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  13. este é meu primeiro contato com blog, estou cursando a pos metodologia de ensino EAD, desde o ano de 2007 venho acompanhando o desenvolvimento da metodolia a distancia, sempre vista com receio, caltela, Mas vem crescendo a procura atraves da divulgacao de alunos que cursaram EAD e se sairam bem como profissionais. Vejo que o poder publico e privado a partir de 2010 vem acreditando mais, juntamento com o Mec fiscalizando e divulgando as melhores faculdades a distancia para se cursar hoje, acredito que as instituiçôes EAD podem ja competir com o ensino presencial.

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  14. penso que as pesquisas comprovam que a Ead, é um modelo que veio a somar com a educação presencial e incluir muitos até então distantes do ensino superior, concordo quanto o mec fiscaliza a qualidade dos cursos, mas existem Instituições cumprindo com as exigências do mec, no sentido da democratização do ensino para todos.

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  15. A Ead, é a educação do futuro, ao meu ver, uma vez que possibilita ao estudante escolher o seu horário de estudo, pesquisar, ampliar o seu conhecimento, e tudo isso por sua vontade, seu esforço, buscando a cada dia ampliar seu conhecimento e ampliando sua visão de mundo.

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  16. Olá Fernanda , concordo com você, A EAD, faz com que o estudante se torne independente , e criativo,pois ele tem autonomia de buscar seu próprio conhecimento , consequentemente futuramente serão profissionais seguros e resilientes!

    ozilda Gomes

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  17. Gostei muito deste artigo e tudo isso sempre me intrigou muito. Acredito que políticas públicas educacionais (em especial aos cursos de EaD)tenham de ser produzidas por pessoas competentes, ATUALIZADAS e que a práxis seja uma rotina desses autores. Essa questão de poder envaidece demais. É necessário também, não se deixar levar por ela. Parabéns, professora!

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  18. Na implementação da EaD na Universidade Pública, deve-se ter em mente a formação da cidadania e a busca da igualdade de oportunidades entre as diversas camadas sociais evitando-se, assim, a predominância da lógica do mercado. Para isso, o investimento governamental é fundamental e a busca de parcerias se torna importante, visto que ainda é pequeno o número de pessoas que possuem acesso às atuais tecnologias disponíveis no campo da educação.

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  19. Olá Simone,

    Seu artigo é esclarecedor e a qualidade na EAD é de suma importância. Abç

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  20. Olá, colegas... somente hoje tive tempo de ler os comentários do blog, pois estive integralmente focada em Seminário de Pós Graduação, com a apresentação do projeto da minha tese de doutorado. Hoje, retomo as atividades no blog. Estou preocupada, pois os seguidores sumiram da tela inicial do blog, alguém pode me ajudar como proceder?

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  21. Vivemos ainda a cultura tradicional da educação presencial, porém, tenho verificado a importância da EAD na inclusão social e melhora da educação no Brasil, devido a sua flexibilidade, menor custo e o sua capacidade de atingir uma grande parte da população, que pelos meio tradicional (presencial) seria impossível. Vejo também que os desafios são grandes, porém acredito que é o futuro da educação.

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  22. Olá estou fazendo uma pesquisa da pós sobre ensino a distância e achei este endereço fundamental. Obrigado por compartilhar informações tão importantes sobre a EAD e suas práticas. Prof. Armindo Ferreira

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  23. Chamou minha atenção no texto de que cerca de 32% dos alunos de Pedagogia e Normal Superior estejam na EAD. Isto me faz pensar que estes futuros profissionais, quando no mercado de trabalho, irão saber trabalhar e até valorizar o modelo. Entretanto, observo (empiricamente) que existe uma "resistência" do modelo mais pelos alunos (principalmente aqueles da graduação com 20% EAD) do que pelos professores. Existe algum estudo sobre este tema: nova geração que "resiste" a EAD?

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  24. Simone, comecei uma Pós em Metodologia do Ensino à Distância, é minha primeira experiência com essa “metodologia” EAD. Acredito que o futuro do ensino serão os cursos à distância, apesar de muitos terem certa resistência e até mesmo preconceito. Esse artigo é esclarecedor, obrigada por compartilhar essas informações.

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  25. Faculdades no Brasil - Publicas, provas concorridas e dificil.
    Privada, estabilidade e melhor em termo de procura e provas com facilidades.
    com a devida falta de profissionais Pedagogo esta aumentando o numero de pessoas a procura.

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  26. Olá, colegas...

    Li todas as mensagens e fico pensando... o principal argumento do uso da educação a distância nas políticas de formação de professores da educação básica no País tem sido: 'democratização do acesso com qualidade e inclusão social'. Será que a EaD democratiza o acesso? o que estamos entendendo por democratização e por 'acesso'? a democratização da EaD, em grande medida, está associada a massificação da educação... o que entendemos por massificação do acesso? e sendo a EaD uma forma de massificação da educação, como fica a qualidade... e de que qualidade estamos tratando? outra questão igualmente importante se coloca nesta problematizaçã: este tipo de acesso 'inclui socialmente'?
    O texto do Giolo sinaliza algumas destas respostas. Vejam que o Censo da Educação Superior, 2009, coloca que de um ano para o outro, sobretudo, de 2005 a 2009, o número de matrículas dobrou na modalidade a distância. Um dado importante é que essas matrículas se dão em 50% nos cursos de licenciatura, com destaque para o curso de Pedagogia. Fica uma outra pergunta: quem são os alunos da educação a distância? bom, estas são questões para pensarmos...

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  27. Este comentário foi removido pelo autor.

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  28. A EAD é a educação do futuro, oportunidade que tem beneficiado milhares de pessoas.
    Parabéns pelo seu blog, Simone! Gostei muitos dos textos são muito ricos!

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  29. Olá Simone,

    Como alguns colegas que já postaram seus comentários, também estou cursando uma pós em EAD, e como desafio de aprendizagem há algumas semanas venho acompanhando alguns blogs com assuntos direcionados à Educação a Distância.
    Não possuía muito conhecimento sobre EAD até ingressar numa instituição na qual passei a exercer o ofício de Profª. Tutora a Distância; encantei-me com este "mundo", pois acredito sim que é uma oportunidade de democratizar o ensino/educação.
    Sou formada em Serviço Social e já algum tempo venho acompanhando a campanha do Conselho Federal de Serviço Social - CFESS problematizando sobre o ensino a distância na graduação do curso de Serviço Social, inicialmente o sentimento foi de indignação por entender que era uma campanha generalista e pouco fundamentada, porém por meio de visitas em alguns blogs pude refletir sobre o assunto e extrair o que havia de positivo na campanha, e a conclusão foi: a Educação a Distância é uma realidade e possivelmente terá um futuro prospero, esta modalidade de ensino propiciará há muitos indivíduos o acesso à educação superior, porém acredito que um dos principais pontos passíveis de discussão é a qualidade dos cursos que estão sendo oferecidos no mercado e se a legislação vigente para a EAD está sendo cumprida pelas instituições.
    Acredito que estou começando a engatinhar neste caminho encantador e surpreendente da EAD. Enquanto tutora a distância sinto a necessidade constante em buscar conhecimento para compartilhar experiências e contribuir para o processo de ensino/aprendizagem dos alunos que tutorio.
    "Longa vida a EAD" rsrsrs.

    Gostaria de te parabenizar pelo blog.
    Thalita Costa.

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  30. A questão central é a preocupação com a qualidade de ensino que muitas vezes é deixada de lado e dominada apenas pela necessidade do lucro.
    Uma pena. Acredito muito nos cursos EAD e acho que eles cada vez mais vão ganhar espaço.

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  31. Bom dia.
    A educação a distância (EaD), é conhecida desde o século XIX, e nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas. Ela surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que, por vários motivos, não podiam frequentar um estabelecimento de ensino presencial, e evoluiu com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico, as quais influenciam o ambiente educativo e a sociedade. Atualmente, o ensino não presencial mobiliza os meios pedagógicos de quase todo o mundo, tanto em nações industrializadas quanto em países em desenvolvimento. Novos e mais complexos cursos são desenvolvidos, tanto no âmbito dos sistemas de ensino formal quanto nas áreas de treinamento profissional.
    Mas ainda estou estranhando estecurso.até mais

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  32. Hoje existe uma quantidade significativa de Instituições de ensino optando pela EAD, adequando-se aos poucos para as diferentes necessidades dos educando, já que permitem ao aluno escolher seu horário de estudo, pesquisar e ampliar seus conhecimentos. Observo que a maioria das pessoas fazem uma comparação entre o presencial e a EAD enfocando a qualidade, porém o que percebo é que independente se presencial ou a distancia o grande diferencial quem faz é o aluno, pois muitos alunos que cursam no presencial estão mais ausentes que os alunos da EAD, ficam em barzinhos, não pesquisam, querem respostas prontas.
    O próprio texto cita que os defensores da educação a distância sustentam não haver estudos científicos abrangentes que mostrem que esta modalidade é de menor qualidade do que a presencial. Por isso, a educação a distância deveria ter o apoio e a liberdade requeridos por seus lídereS.
    O Jaime Giolo reforça ainda mais quando diz que não se trata somente de conferir se a educação a distância consegue ser igual à presencial naquilo que se propõe a fazer. Posto que, nesse terreno, há ainda muito para ser analisado e sopesado, existe outro ponto que precisa ser esclarecido: o que a educação a distância se propõe a fazer é tudo o que se deve esperar de um processo educacional?
    Eu diria que tanto na presencial quanto a distancia não deve haver diferenciação nos critérios de qualidade para o ensino superior , já que para o mercado de trabalho ambos devem está bem preparados , sabendo utilizar as informações e conhecimentos adquiridos com inteligência,caso contrário será apenas mais um profissional mal formado a prejudicar a população.
    Eu concordo com a THALITA quando diz que um dos principais pontos passíveis de discussão é a qualidade dos cursos que estão sendo oferecidos no mercado e se a legislação vigente para a EAD está sendo cumprida pelas instituições, já que sabemos que nem todas são realmente regularizadas e adequadas como exige a lei.

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  33. Na próxima mensagem, com texto, faremos uma discussão sobre a qualidade na educação a distância...

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  34. Sem dúvida a educação a distância é um nivelador social. Acredito que o aluno de EAD se qualifique melhor do que um aluno de curso tradicional presencial.O aluno de EAD é obrigado a buscar o conhecimento atraves das mídias sociais disponibilizadas pela Instituição de ensino,o exigindo maior maturidade, enquanto muitos alunos do curso presencial realizam suas provas "colando", fazem trabalhos acadêmicos plagiando outros trabalhos,entre outras atitudes típicas que já são do conhecimento geral.Que a EAD funciona eu não tenho dúvidas. O que me preocupa é a educação básica do país que muitas vezes não prepara os seus alunos nem para acompanharem uma educação presencial, quanto mais a distância.Isso é lamentável caros colegas.

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  35. O artigo reporta a evolução do EaD, no início foram escolas públicas que começaram a implantar o modelo, e agora as instituições particulares estão investindo pesado no curso EaD. As instituições particulares são gerenciadas muitas vezes por administradores e não por pedagogos ou professores, e estes visam lucros, ai se tem que tomar um cuidado com a qualidade de ensino oferecida aos alunos. Isto não foge dos cursos presenciais com curso lotados de alunos, e classes com mais de 100 alunos, e a qualidade??Visam também lucro?? O curso de Pedagogia e Normal Superior são os mais procurados em EaD, estes cursos tem qualidade para estes profissionais possam depois a atuar no mercado de trabalho como docentes? Será que estes professores serão valorizados?

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  36. Não só a democratização desse ensino, como a qualidade dele devem ser pontos pontuais de discussão. Não podemos esquecer que parte deste processo de qualidade está incidido diretamente na coresponsabilidade do aluno em empenhar-se na sua formação, porém existem aspectos a serem melhorados, efetivamente convalidados e reinventados na EaD, de forma que a aprendizagem seja efetiva e o ensino de qualidade.

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  37. Profª
    O questionamento sobre a implantação do "Sistema EAD" em nosso Pais esta preso em muitos paradigmas, sendo o mais relevante a interrogação quando ao aproveitamento pedagógico, não temos um parâmetro sobre a educação privada e educação pública estabelecidos pelas regiões do Pais e a EAD tende a sofrer sobre estas diferenças, o que chamamos de nivelamento educacional.Acredito que muitas das dificuldades percebidas estão também contidos na integração digital não apenas do aluno mais ainda dos educadores, as instituições não estão envolvidos em capacitar os professores junto as ferramentas disponíveis,hoje o educador necessita transformar-se em um especialista para oferecer um suporte mínimo aos alunos.

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  38. Este comentário foi removido pelo autor.

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  39. O texto é bastante intrigante. Achei muito interessante a afirmação do autor sobre a equivalência dos cursos presenciais e a distância na formação integral do indivíduo e gostaria de ressaltar um trecho de seu comentário para que possamos discutir:

    “Esses propósitos (usar inteligentemente a informação, aplicar o conhecimento, desenvolver o espírito crítico, pesquisar e comunicar com clareza) são tudo o que se pode e se deve esperar da educação? De que educação e, principalmente, de que educando se está falando? Em se tratando de educação continuada, onde o objetivo principal é o aperfeiçoamento técnico das pessoas (geralmente adultos profissionalizados), esses propósitos talvez sejam suficientes. Entretanto, se o enfoque for os cursos de graduação, frequentados principalmente por jovens entre 18 e 24 anos, o assunto assumirá outras proporções. Nesse caso, é preciso perceber que o destinatário da educação superior está realizando um autêntico rito de passagem: o processo no qual se abre para a vida adulta, ou seja, no qual tem de começar a encarar, autonomamente, a profissão, o casamento, a sociedade, a política, a ética, a estética, o futuro. Para isso, não bastam propósitos técnicos; além desses, são necessários propósitos filosóficos, para resumir tudo numa palavra. Note-se que é decisivo para o jovem compreender, inclusive a profissão, para além de seu aspecto técnico; ela é, acima de tudo, uma atividade social, com todas as implicâncias que esse qualificativo lhe confere. O campus universitário, entendido como espaço social (de diálogo, de disputa, de troca de experiência e, principalmente, de contato com a cultura elaborada) torna-se essencial e não mero assessório, como está subjacente na filosofia da EaD. Talvez seja por isso que nenhum tratado de EaD aborde o tema do movimento estudantil e do engajamento sócio-político do estudante como parte de sua formação.” (p.18-19).

    Será que as relações estabelecidas nas mídias sociais adotadas pela EaD suprimem esse contato? Vimos a força desses instrumentos nas revoltas políticas ocorridas recentemente, mas isso basta? Não seria o velho slogan de Potência sem Direção?

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  40. Penso que o ensino EaD veio realmente para ficar, independente da classe social, ensino público ou privado. Porém, o que precisamos atentar é quanto a qualidade do ensino, ainda mais quando falamos de ensino superior... que tipo de profissionais estamos preparando para o mercado? Por outro lado, torna-se um elemento de fundamental importancia para aquelas pessoas, profissionais que não tem tempo ou condições de locomoção diária para as instituições de ensino.
    Desta forma, é inevitável que o crescimento da EaD no Brasil aumente a cada ano.

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  41. Boa Noite,este é o meu primeiro contato com o blog, estou cursando uma pós com metodologia em ensino ead.Já tenho experiência com o ensino a distância pois trabalho em uma instituição de onde oferecemos varios cursos Ead.
    O Sitema Ead vem crecendo muito onde podemos sentir que as maiores divulgações sobre os cursos vem dos próprios alunos.

    Continuarei seguinte os comentarios,creio que irá me ajudar muito.

    Obrigada e até a próxima.

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  42. SIMONE, ESTE BLOG É MUITO INTERESSANTE POIS VEM MOSTRAR PARA A SOCIEDADE O QUE É O ENSINO A DISTANCIA, E O MAIS IMPORTANTE O QUE PODE OFERECER.SABEMOS QUE É UM ENSINO DE EXCELÊNCIA, ONDE POSSIBILITA O ACADEMICO A DEFRONTRAR COM AS TECNOLOGIAS. PARABENS.CURSEI O NORMAL SUPERIOR A DISTÂNCIA

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  43. Profª Maura

    O questionamento foi muito bem colocado;

    A Educação a Distância ON-LINE, corresponde à terceira geração dentro da história da EAD, onde visualizamos a utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs). No passado o contato entre o aluno e o educador era formalizado através do desenvolvimento dos meios de transporte e comunicação, como o correio, destacando o ensino por correspondência, após esta etapa observamos a utilização de novas mídias como a televisão, rádio e etc, evoluindo com a criação das Universidades Abertas de Educação a Distância. Toda esta cronologia demonstra que existe uma confiabilidade e eficiência, suprimindo o contato físico, sendo responsável por mais de 2.600.000 brasileiros nesta modalidade de ensino. Hoje as Tecnologias, principalmente com o crescimento explosivo da Internet, de mostra que as mídias sociais são a vinculação necessária para os programas de ensino a distância e de educação continuada, valorizando o espaço alternativo não limitado demonstrando que existe uma fronteira muito importante entre o educador e o aluno. Quando a Profª citou o slogan "Potência sem Direção" em referencia a EAD, ainda aponto que um dos maiores problemas observado neste sentido ainda esta na Inclusão Digital que envolve os alunos e principalmente os educadores frente à TICs, sendo assim temos um indicador que valorizara a importância e a eficácia da EAD.

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  44. BOM DIA! CONCORDO COM VOCÊ ELIENE SIQUEIRA O ENSINO Á DISTÂNCIA ESTÁ VINDO PRA FICAR BASTA CADA ALUNO DEDICAR-SE AO SEU ESTUDO .
    SHIRLEI COSTA

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  45. O método EAD é uma importante ferramenta para os novos alunos. O papel do Estado é a vistoria dos cursos que são oferecidos, buscando o aprimoramento e a responsabilidade das universidades envolvidas sendo públicas ou particulares.

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  46. E pode e está indo além da supervisão desses cursos. A iniciativa de participação das Universidades Públicas nessas formações EaD é um grande avanço, tornando cada vez mais o ensino superior acessível.

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  47. BOA NOITE!SUZANA, CONCORDO COM VOCÊ A METODOLOGIA EAD É UMA IMPORTANTE FERRAMENTA DE ENSINO, ONDE PROPORCIONA UMA EMACIPAÇÃO AOS ALUNOS PROPORCIONANDO-OS AUTONOMIA AOS ESTUDOS SENDO AGENTES DO SEU PROPRIO CONHECIMENTO.

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  48. Boa Noite
    Suzane
    A Educação a Distância é definida como uma modalidade de ensino, onde pelo menos 2.600.000 brasileiros utilizam do EaD (ABED,2010).
    O Brasil possui uma Associação de Educação a Distância (ABED), desde 2003, onde realiza juntamente com o Conselhos Estaduais o monitoramento e o uso do EaD.
    Por meio da educação a distância, modalidade democrática de ensino, as separações geográficas e temporais, antes empecilhos, se transformam em fatores de integração entre alunos e educadores.

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  49. Segundo o texto Jaime Gioloa “A EaD promete ser a modalidade mais revolucionária em termos de expansão das oportunidades de educação superior, com economia de tempo e de recursos” Acredito nisto também, contudo o Estado deve promover ações avaliativas e regulatórias de forma mais estruturada para agregar valores a esta modalidade de ensino.

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  50. RICARDO,COM CERTEZA A EaD A CADA DIA VEM CONQUISTANDO UM ESPAÇO MAIOR E CONCORDO QUANDO VOCÊ DIZQUE O ESTADODEVE PROMOVER ESSAS AÇÕES SÓ ASSIM OS ACADEMICOS SERÃO MAIS VALORIZADOS.

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  51. Simone

    No ensino de qualidade, não deve haver diferença entre a metodologia utilizada no ensino presencial e a distância.
    A metodologia mais eficiente no ensino presencial são também a mais eficaz ao ensino a distância.
    As novas Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs), representa uma excelente oportunidade para substituir as metodologias arcaicas que foram congeladas no tempo.

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  52. Após a leitura e o acompanhamento quase diário do seu blog, tenho que iniciar lhe parabenizando pelo excelente trabalho, voltando ao assunto, a Educação á Distância no Brasil nos possibilita a contribuir diretamente para o desenvolvimento do país. Com esse “novo” método de ensino teremos mais pessoas capacitadas para exercer várias funções.
    Acredito que a Educação a Distância ganhou o mercado por causa de seus valores financeiros acessíveis, auxiliando assim as pessoas mais carentes e outras. Mas depois de um tempo tornou-se possível escolher os cursos por suas próprias qualidades e reconhecimento.

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  53. Percebemos que a EaD cresce a cada dia, com isso, aumentam as chances das pessoas iniciarem o Ensino Superior, por outro lado, existem aqueles que são contra essa modalidade de ensino.
    Ao acompanharmos os resultados dos alunos de ensino a distância, vemos que, na maioria das vezes, é positivo. O que não podemos deixar de ressaltar é que um aluno de curso a distância precisa ser muito dedicado, disciplinado e, principalmente, comprometido com suas obrigações, visto que, para pessoas “acomodadas” pode ser muito difícil concluir um curso a distância.

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