sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Ministério estabelece novas regras para cursos de especialização

Essas discussões são importantes de serem acompanhadas, tendo em vista a oferta de cursos de especialização, por meio da educação a distância, em fase de crescimento desordenado no País. Que diretrizes tem sido apresentadas, neste contexto, pela Secretaria de Supervisão e Regulação da Educação Superior e pela Diretoria de Supervisão e Regulação da Educação Superior a Distância?

Vejamos:

O Ministério da Educação define novas regras para a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu. O parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), homologado pelo ministro em exercício, José Henrique Paim, no dia 1º de agosto, extingue o credenciamento especial de instituições não educacionais – conselhos de classe, sindicatos, organizações profissionais – para a oferta de cursos de especialização (pós-graduação lato sensu).

Essas instituições poderão continuar a oferecer os cursos que serão considerados livres ou poderão ser credenciados na modalidade strictu sensu, como mestrado profissional, sujeitos à regulamentação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Acesse a matéria completa. Clique aqui.

6 comentários:

  1. Ótima iniciativa por parte do MEC.
    Para que seja eliminado esse estigma com relação tanto aos alunos que cursam ead, como com os profissionais dessa áreas, é necessário que somente cursos comprometidos com a qualidade e com a educação possam oferecer essa modalidade.
    Abraços
    Débora

    ResponderExcluir
  2. Concordo! É necessário uma supervisão para que não ocorram abusos nessa modalidade e comprometimento por parte das Instituições no oferecimento de cursos com qualidade.

    ResponderExcluir
  3. É necessário cuidar para que a EAD não agrave o terrível quadro educacional do país....

    ResponderExcluir
  4. Muito importante mesmo!

    Pois, quantos cursos estão sendo ofertados sem qualidade...é preciso criar mecanismos de regulamentação e verificação sim!

    ResponderExcluir
  5. Todas as medidas que visem melhorar a qualificação profissional e a educação do país é bem vinda. Mas acredito que Ministério da Educação deve desenvolver outras ferramentas para garantir o mínimo de qualidade das IES, tanto presencial ou à distância.

    ResponderExcluir
  6. É louvável a atitude do MEC, pois os cursos de pós-graduação que estavam sendo ministrados por estes tipos de instituição não ofereciam estruturas pedagógicas, e assim comprometendo a imagem do MEC, que os autorizou.

    ResponderExcluir