quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Mundo tem quase 800 milhões de analfabetos, segundo Unesco

A Unesco informou nesta terça-feira, 6, que 793 milhões de pessoas em todo o mundo não sabem ler nem escrever, de acordo com um estudo publicado por ocasião da celebração do Dia Internacional da Alfabetização. Segundo dados do Instituto de Estatística da Unesco, a maioria dessas pessoas são meninas e mulheres.

"Outras 67 milhões de crianças em idade escolar não leem ou escrevem, e 72 milhões de adolescentes em idade escolar também não estão gozando de seu direito à educação", indicou a agência da ONU.

Em todo o mundo, 11 países têm mais de 50% de adultos analfabetos: Benin, Burkina Fasso, Chade, Etiópia, Gâmbia, Guiné, Haiti, Mali, Níger, Senegal e Serra Leoa.

Por regiões, o sul e o oeste da Ásia abrigam mais da metade da população analfabeta mundial (51,8%), tanto que na África Subsaariana vivem 21,4% dos adultos analfabetos.

Clique aqui e veja a matéria na íntegra.

FONTE: http://www.estadao.com.br/noticias



6 comentários:

  1. Falamos de educação a Distancia, novas tecnologias. Utilizamos inúmeras ferramentas no ensino aprendizagem. Diante dessa realidade que vivemos, chega a ser impensável o número de analfabetos existentes. Mais grave ainda imaginar que em alguns destes países educação seja algo tão distante. Um infeliz trocadilho!

    ResponderExcluir
  2. Sou aluna do curso de Metodologias de Gestão da Educação à Distância e, após conhecer políticas e analisar o perfil da EAD no país, reconheço que esta é uma importante mudança que pode revolucionar a educação em nosso país. Afinal, de que vale a exigência de um aluno em sala presencialemtne, se ele não tiver condições, tempo, e, o principal, um mestre com formação adequada para orientá-lo.

    ResponderExcluir
  3. Sou aluno do curso de Metodologias de Gestão da Educação à Distância, avançando os primeiros passos na EAD. Notícias como essa mostram a grandeza do desafio, mas, também, o potencial de crescimento da EAD.

    ResponderExcluir
  4. Tai uma grande oportunidade dos governantes, através de políticas públicas, implantar projetos de alfabetização via EAD. Entendo que a mesma ONU que levanta estas estatísticas, deveria estimular nações mais ricas em cooperar com estes projetos.
    Tenho dito...

    ResponderExcluir
  5. Também sou aluna de Metodologia de Gestao da Educação a Distancia. Penso que é preciso iniciar uma luta em favor da alfabetização no pais, a responsabilidade não é só do governo e educadores, mas cada cidadão e nós como agentes públicos devemos sensibilizar a população da importância da educação, hoje tao acessível como a EAD.

    ResponderExcluir
  6. Os números realmente são assustadores, porém sabemos que é fato, percebe-se que esses países não precisam apenas de assistencialismo mas de uma abertura ao tecnólogico que apenas o mundo desenvolvido detém.

    ResponderExcluir