quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Das Políticas de Governo à Política de Estado: reflexões sobre a atual agenda educacional brasileira

Das Políticas de Governo à Política de Estado: reflexões sobre a atual agenda educacional brasileira é um artigo recém publicado pela Profa. Dra. Dalila Andrade Oliveira, na Revista Educação & Sociedade, v. 32, n. 115, p. 323-337, abr.-jun. 2011.

RESUMO: O artigo discute as políticas educacionais na atualidade, buscando
analisar o contexto que engendra a Conferência Nacional de Educação (CONAE),
sua principal proposta e os desdobramentos a partir de sua realização até a apresentação do Projeto de Lei n. 8.035/10 que propõe o novo Plano Nacional de
Educação (PNE). Identifica como principal proposição da referida Conferência
a constituição de um Sistema Nacional de Educação. Procura também compreender
as razões que poderiam explicar tal proposição, após duas décadas de reformas que apontam para a descentralização e desregulamentação, e os conceitos que podem orientar a organização sistêmica em educação. Por fi m, o texto busca explorar a relação entre políticas de governo e política de Estado, trazendo algumas indagações sobre os riscos e as possibilidades de mudança no plano legal que poderiam enfrentar os principais problemas apontados para a educação brasileira na atualidade, demonstrando a contradição entre a proposição de sistema defendida na CONAE e sua ausência no projeto de lei do novo PNE.

Clique aqui e acesse o artigo na íntegra.

2 comentários:

  1. Sabemos que a descentralização e a derregulamentação com certeza orientará a organização sistêmica em educação no país.

    Porém as contradições são encontradas quando envolve CONAE no novo plano nacional de educação são pertinentes.

    Como lidar com a situação já que problemas na educação brasileira "são primários".

    att.

    ResponderExcluir
  2. Simone, olhe o que achei... Seu blog. Estou procurando textos que tratem de políticas de governo e políticas de Estado... Se tiver para me indicar...

    Abraços!

    Daniela

    ResponderExcluir