terça-feira, 1 de novembro de 2011

Prova para professores é mais uma jabuticaba

João Batista Araujo e Oliveira, Ph.D em Educação, é presidente do Instituto Alfa e Beto - O Estado de S.Paulo

Sempre julguei que uma prova nacional para professores fosse uma boa solução. Selecionaria pessoas equipadas para o magistério e apontaria às instituições formadoras aspectos importantes na preparação dos recursos humanos. A recente iniciativa do Ministério da Educação (MEC) mostrou-me que meu repentino otimismo era infundado. Mais uma vez, venceram as corporações. O documento produzido pela comissão responsável reproduz a geleia geral característica dos cursos de Pedagogia, ancorados em teorias da moda, sem fundamentação nem compromisso com os graves problemas da formação do professor, em especial nas matérias básicas. As audiências públicas e os órgãos responsáveis pelos sistemas de ensino não trouxeram racionalidade ao debate.

A menção de que experiências de outros países foram consideradas tampouco diz grande coisa, tendo em vista a seletiva capacidade de ouvir dos que conduzem tais questões. A modelagem do exame com base no famigerado Enem, o mais frágil e controvertido dos testes produzidos pelo MEC, aumenta o pessimismo.

Falta racionalidade à proposta que foi apresentada para debate pelo MEC: uma matriz com três dimensões, dez "competências" e dez "eixos" do conhecimento. Inexiste diferenciação entre professores de creches, pré-escolas e séries iniciais. Os conteúdos das disciplinas centrais - elaborados por comissões formadas por vários especialistas - ocupam 3 a 4 linhas cada, num documento de 15 páginas. Não é possível que essa seja a única contribuição de tão selecionado grupo.

Clique aqui e veja a íntegra da matéria.

FONTE: www.estadao.com.br

Um comentário:

  1. E não poderemos jamais esquecer os últimos resultados das provas da OAB, que considero seguir tangente a este comentário, apesar do direcionamento dado pela mídia ao "despreparo dos recém-formados", mas quem está trabalhando a formação destes profissionais???

    Paulo Henrique
    Belo Horizonte - MG

    ResponderExcluir