sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Ministério da Educação de Base

Hoje o ministro apenas avalia com o Ideb e o Enem e coloca toda a culpa do fracasso educacional nos prefeitos e governadores

Senhora presidenta, durante os meses em que fui ministro do presidente Lula recebi mais de 350 parlamentares em audiências. Apenas um fez pedido relacionado à educação fundamental. Na verdade, o MEC é um ministério do ensino superior e o ministro é forçado a limitar sua ação e a comemorar seus feitos nessa área. A execução das ações educacionais para os 50 milhões de alunos recai sobre os prefeitos e governadores.

Os governos FHC e Lula têm o que comemorar sobre o ensino superior. O primeiro, o aumento no número de alunos no sistema privado; o segundo, o apoio às universidades estatais federais, o financiamento das mensalidades dos alunos nas particulares, novas universidades estatais e escolas técnicas e criação do Fundef/Fundeb para forçar estados e municípios a investir na educação.

Graças ao programa Bolsa Escola foi possível avançar na universalização da matrícula, mas não na frequência, nem na assistência, ainda menos no aprendizado. O Lula sancionou a lei do Senado para o piso salarial do professor, mas o valor é mínimo e até hoje não é cumprido em nove estados. Houve várias greves nos últimos meses, mas o MEC não tomou conhecimento delas. A sétima economia do mundo continua em 88.º lugar em educação.

Veja a matéria na íntegra aqui.

ATENÇÃO:

É BOM ACOMPANHARMOS COM MUITA CAUTELA MAIS ESTA DO SENADOR CRISTOVAM BUARQUE... SÓ FALTAVA ESTA!!!! BASTA A DESESTRUTURAÇÃO E ESVAZIAMENTO QUE TEM SIDO FEITO DO MEC NESTA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI...

3 comentários:

  1. Acompanho as suas postagens no blog, em geral recortes de artigos, mas sempre muito interessantes....
    porém não compreendi a sua escrita no final, o que realmente tentou dizer "É BOM ACOMPANHARMOS COM MUITA CAUTELA MAIS ESTA DO SENADOR CRISTOVAM BUARQUE... SÓ FALTAVA ESTA!!!! BASTA A DESESTRUTURAÇÃO E ESVAZIAMENTO QUE TEM SIDO FEITO DO MEC NESTA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI..."

    Pq mais esta do senador, quais as outras que vc citaria, vc não acredita que o MEC tem dado preferência ao ensino superior.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cristiane... até concordo que o volume de recurso é muito alto no ensino superior, mas, na minha opinião, não é separação os níveis de ensino que a questão será resolvida. Pelo contrário, para mim o que está em jogo é uma grande disputa pelo 'orçamento' do ensino superior e não pela melhoria da qualidade da educação do nosso País. Respeito quem acha que este deve ser o caminho, mas para mim esta será o desmonte final do MEC. Cito mais uma do Senador Cristovam Buarque pq a frente do MEC pouco contribuiu com a educação do País, o que vimos foi um emaranhado de propostas, em sua grande maioria, irrealizáveis... na minha opinião, o que falta ao nosso País, entra governo e sai governo, é a definição de um PROJETO DE EDUCAÇÃO.Vamos conversando...

    ResponderExcluir
  3. Lendo os Posts que colocou por último começo a entender a tua fala.

    ResponderExcluir